quarta-feira, 20 de abril de 2011

Porque a Aliança é usada no 4º Dedo?



Aliança, é um anel, usado para simbolizar um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas, num compromisso sério, noivados e cerimônias de casamento.
Esse anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, provavelmente vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento.
Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d’amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
A aliança é usada no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando ligada pelo quarto dedo.
Assim é a união do casal e da família.


Existe uma bonita e convincente explicação dada pelos Monges Chineses, uma lenda chinesa, contada por eles, conseguiu explicar de uma maneira bonita e muito convincente:
Os polegares representam os pais.
Os indicadores representam teus irmãos e amigos.
O dedo médio representa a você mesmo.
O dedo anelar (quarto dedo) representa o seu companheiro.
O dedo mindinho representa seus filhos.
Primeiramente…
Abra suas mão viradas uma para a outra, agora junte suas mãos palma com palma, depois, une os dedos médios de forma que fiquem apontando a você mesmo, encontrados de costas um para o outro, agora coloque os dedos restantes com as pontas dos dedos unidas.

Agora tenta separar de forma paralela seus polegares (representam seus pais) você vai notar que eles se separam porque seus pais não estão destinados a viver com você até o dia da sua morte, una os dedos novamente.
Agora tenta separar igualmente os dedos indicadores (representam seus irmãos e amigos), você vai notar que também se separam porque eles se vão, e tem destinos diferentes como se casar e ter filhos, junte os dedos denovo.
Tente agora separar da mesma forma os dedos mindinhos (representam seus filhos) estes também se abrem porque seus filhos crescem, formam sua própria família e se vão, una os dedos novamente.
Finalmente, tente separar seus dedos anelares (o quarto dedo que representa seu cônjuge) e você vai se surpreender ao ver que simplesmente não consegue separá-los. Isto se deve ao fato de que um casal está destinado a viver juntos e estarem unidos até o último dia da suas vidas, e é por isso que o anel se usa neste dedo.

Veja o filme que será mais fácil de compreender:



5 comentários:

Thássia S. disse...

Meu sushi lindo!!!

Anônimo disse...

OI Fred!
Um prazer conhece-lo:)
Q bom q gostou do post, adorei o seu,aliás, adorei o blog inteiro!
Com certeza vou voltar, grande abraço.
Tenha uma Páscoa abençoada, tchau:)

Jhennifer Cavassola disse...

Opa, obrigada pela visita e pelo comentário rss.

Humm amo esse texto sobre a aliança, já postei ele. Gostei do vídeo explicativo, não tinha visto ainda.

Parabéns pelo blog, estarei te seguindo, beijos

Mellissa Moraes disse...

Poxa Priminho... Botou pra torar!!! MUITO EXPLICAÇÃO!!!

E.J.C.N disse...

Ahhh, gostei da explicação...
Agooora faz mais sentido o uso da aliança, antes, parecia uma mera formalidade.
Um dia eu uso uma... heheheh!!!
Abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...