quarta-feira, 18 de abril de 2012

Você Sabe Usar Elevador?


Muitas pessoas não tiveram educação suficiente ou chegaram a fase adulta sem nem conseguir passar pelo primário ou até devem ser seres anencéfalos.

Aí me perguntam, por que você diz isso?

No edifício onde trabalho, por ser um local de diferenciado público (pessoas com um pouco mais de dinheiro que a maioria), as pessoas deveriam saber, no mínimo, usar o elevador, mas não sabem o que não é de se espantar pela falta de educação que se sobressai.


Digamos que o prédio tem 20 andares, vou passar algumas situações para tentar explicar o que acontece com esses seres extra-terrestres.


1ª situação - Você está no 10º andar, o elevador se encontra no 15º andar (acima de você) e você está querendo SUBIR, qual botão você aperta?
R - Se você é uma pessoa inteligente, culta, bem educada, consciente, etc, apertará o botão com a seta para cima, em alguns casos tem até o nome sobe junto do botão e aguarda a chegada dele; se você é uma pessoa completamente idiota e acredita que manda no elevador irá apertar o botão com a seta pra baixo (como quem pensa "elevador estou lhe chamando desça daí até mim") e ainda há casos piores que são os que apertam os 2 botões, na tentativa de que ele venha mais rápido (acho que acreditam ser um código de emergência).


2ª situação - Você está no 10º andar, o elevador se encontra no 5º andar (abaixo de você) e você está querendo SUBIR, qual botão você aperta?
R - As pessoas de bem, farão da mesma forma que a questão anterior; essa é a chande dos completos idiotas acharem que são os mandões e da mesma forma há quem seja pior que os idiotas e mais uma vez apertem os 2 botões.


3ª situação - Você está no 10º andar, o elevador se encontra no 15º andar (acima de você) e você está querendo DESCER, qual botão você aperta?
R - É bem simples como na questão anterior tanto para os bons de coração quanto para os grandes idiotas, seta para baixo, mas como sempre estão presentes aqueles que estão abaixo do nível do chão e mais uma vez apertam os 2 botões.


4ª situação - Você está no 10º andar, o elevador se encontra no 5º andar (abaixo de você) e você está querendo DESCER, qual botão você aperta?
R - Tudo acontece assim como na primeira situação só que o botão que os bons apertam o botão com seta para baixo, os idiotas seta pra cima e a completa ralé os 2 botões.



Se fosse só isso era bom, mas ainda tem as situações de falta de educação ao entrar no elevador. O que é que custa cumprimentar as pessoas com um bom dia, boa tarde ou boa noite? Nada! E ainda deixa o ambiente, pelo menos aparentemente, mais agradável. O pior é que as vezes quando entro no elevador, cumprimento os que já estão lá e apenas 1 responde ou até mesmo nenhum :-O


Na grande maioria dos elevadores existe um painel externo que indica em qual andar ele está, os indivíduos que tem cabeça de bosta vêem que o elevador está subindo (ou então descendo) e quando a porta abre à sua frente ainda tem a cara de páu de perguntar sobe? (ou então desce?), dá vontade de responder "não agora o elevador vai para a direita e depois para a esquerda e só depois disso é que vai subir e descer" Ah Vá!


Tem também aquele tipo de pessoa que acha que só porque você está perto dos botões dos andares, tem a obrigação de apertar o botão pra ela, ou até pensam que você é empregado dela (quando nem pede por favor!), dá vontade de responder "não sou acensorista e muito menos funcionário do prédio, aperte você!" 


Agora devem pensar que sou grosso né? Sou não, apenas PENSO em responder no mesmo nível de educação que a pessoa merece, mas não faço!

Que fique bem claro que não estou fazendo propaganda política de nenhum partido, coloquei essa imagem porque foi a única que encontrei para exemplicar o caso que falei.






Algumas regrinhas básicas e resoluções de questões:


1 - Apertar o botão de chamada do elevador com força ou diversas vezes seguidas vai fazer ele chegar mais rápido?
R - Não! Apenas vai fazer com que o botão quebre e possívelmente o elevador passe direto do andar que você esteja pela chamada não funcionar mais, além de dar prejuízo para os condôminos com o futuro conserto.


2 - Pular dentro do elevador faz com que vá mais rápido?
R - Sim! Se o lugar que você tiver pressa para ir for o céu ou o inferno!


3 - Posso apertar os botões de todos os andares ao mesmo tempo para ir passeando de andar em andar?
R - Lógico que não! Você é algum retardado mental? Isso só vai causar o mau funcionamento do elevador e possívelmente uma travada, podendo te deixar preso lá dentro ô seu idiota, além do que pode danificar os circuitos de chamadas dos andares, causando mais prejuízo aos condôminos.


4 - Posso segurar a porta para esperar meu parente ou amigo que está terminando de se arrumar?
R - Não, de forma alguma, você não é dono do elevador! Outra pessoa pode precisar do elevador numa urgência e ele estará inutilmente parado por um imbecil que não sabe o que é um objeto de uso coletivo.


5 - Seja cordial, lembre que gentileza gera gentileza, educação foi feita para ser usada, cumprimente ao entrar no elevador com alguém dentro (bom dia, boa tarde, boa noite! lembram?), peça licença aos que estão na sua frente quando for sair, dê passagem aos que estão atrás de você, responda quando for cumprimentado. Tenho certeza que tudo isso é fácil de fazer e não é nenhum sacrifício para ninguém!

O elevador não é um super-herói que vai estar sempre funcionando se você o utilizar de forma errada, sejamos sábios e coerentes ao utilizá-lo para que prolongue sua vida útil e possamos viver harmoniosamente.



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...