quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ortorexia


Recebi esse texto por email, do meu grupo de contato da Forever Living:


ORTOREXIA :
Você sabe o que é???
Pois bem,é um assunto super em discussão no momento.
ORTO = CORRETO.
REXIA = FOME
Ortorexia é um distúrbio alimentar,ainda não considerado uma doença.
São pessoas com obsessão por comida saudável .Para conseguirem manter uma dieta que consideram correta, o ortoréxico tem uma busca obsessiva por regras alimentares. Qualquer item considerado “impuro” (como aqueles que contêm gorduras , excesso de sal ou açúcar e ou outros componentes) é excluído da alimentação. Na maioria das vezes, até a forma de preparo e os utensílios usados, fazem parte das preocupações de quem tem ortorexia.
Em se tratando de comportamento,é necessário um acompanhamento com uma nutróloga ou nutricionista quando se quer mudar radicalmente os hábitos alimentares.
A pessoa ortoréxica, deixa de viver uma vida normal,pois evita reuniões sociais, não conseguem comer nada que esteja fora do cardápio, pois não os consideram correto.
Nesse suposto auto tratamento(alimentação saudável) crêem que estão ingerindo os alimentos corretos,porém não estão ,deixando de comer,carboidratos que são extremamente necessários para a saúde,proteínas(carnes,vegetais) muito importante para nosso desenvolvimento e sustentação do dia a dia.A proteína é muito importante para cabelos,unhas e pele e de um modo geral, para o nosso corpo.
O carboidrato então nem se fala,quem não come carboidrato não tem energia e normalmente não são alegres. Para quem não tem um profundo conhecimento em nutrição,nem sempre opta pelo que é correto.Daí a importância da ação de um profissional na área da nutrição em sua vida.Ou então não exagere,não deixe de sair com os amigos ou família por causa do seu cardápio,se permita comer um doce,pizza ao menos uma vez por semana.O errado é comer todo dia brigadeiro e X- burguer,frituras..etc.Por ser restritivo e até excluir alguns alimentos o(a)ortoréxico pode vir a ter prejuizos em sua saúde por apresentar deficiência de algum nutriente essencial ao organismo e de algumas disfunções como a anemia e avitaminose.
Nosso corpo necessita de ,proteínas,carboidratos e fibras(função limpeza).Se faz exercícios e não é sedentário (a)e ainda segue uma dieta de elaboração própria,não perca mais tempo consulte um profissional em nutrição, para ele adequar a sua dieta ao seu estilo de vida.O(a) Nutricionista saberá como e de que forma você poderá se alimentar.



Essa segunda parte peguei do site wikipedia (link no final):


O termo “ortorexia” é de origem grega – “orthós” significa correto e “orexsis”, fome – e foi criado pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health Food Junkies (algo como Viciados em Comida Saudável) Segundo ele, quem apresenta o problema possui uma fixação por alimentação saudável e chega a gastar horas pensando no assunto. Apesar de a ortorexia ser reconhecida pelos profissionais de saúde como um distúrbio de comportamento alimentar, o termo ainda não é usado como diagnóstico no DSM-IV.

Obsessão por normas
Para conseguir manter uma dieta que considera correta, o ortoréxico inicia uma busca obsessiva por regras alimentares. Qualquer item considerado “impuro” (como aqueles que contêm corantes, conservantes, pesticidas, gorduras trans, excesso de sal ou açúcar e outros componentes) é excluído da alimentação. Na maioria das vezes até a forma de preparo e os utensílios usados fazem parte das preocupações de quem tem ortorexia.
Informações distorcidas
Os conceitos usados pelos ortoréxicos são, na maioria das vezes, baseados em informações verdadeiras (por exemplo: não é errado pensar que o uso exagerado de sal faz mal à saúde). O problema é que aplicam esses conhecimentos de forma exagerada, fazendo com que a dieta tome conta de sua vida. Quando estão fora de casa, por exemplo, muitos indivíduos preferem ficar em jejum a ingerir algum alimento considerado impuro.
Prejuízos para o portador
Por se submeter a diversas restrições, chegando até a excluir determinados grupos alimentares da dieta, o portador de ortorexia corre sérios riscos de apresentar deficiência de algum nutriente essencial ao bom funcionamento do organismo. Disfunções como anemia e avitaminose são exemplos de problemas de saúde que podem ser desenvolvidos em decorrência da fixação por alimentos saudáveis. Outro dano inevitável causado pela ortorexia é o isolamento social. Como é muito difícil encontrar quem compartilhe dos mesmos hábitos, o portador do distúrbio prefere faltar a compromissos que envolvam comida – como um almoço em família – a ter que justificar suas escolhas ou ser tachado de neurótico. Muitas vezes, também deixa de realizar algumas atividades para que possa se dedicar com mais afinco à descoberta de novas preparações e combinações alimentares.
Tratamento
Como a ortorexia não é um transtorno alimentar reconhecido, não há um tratamento específico para o quadro. Geralmente, indica-se a combinação de terapia nutricional e psicoterapia para ajudar o paciente a desmistificar os conceitos estabelecidos sobre dieta saudável. Assim, espera-se alterar os padrões alimentares sem prejudicar a autoestima do paciente.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ortorexia


Essa última parte peguei de um blog que sigo, Nat's Code:



Bulimia? Anorexia? Alcoolrexia? Não! A ortorexia trata-se também de um transtorno alimentar, mas ele é diferente dos demais. 
Você examina cada pormenor do que se encontra em casa alimento?
Só se permite alimentos saudáveis? e quando eu digo só é SÓ mesmooooo!
Consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa?
Preocupa-se ao comer qualquer coisa que não seje "boa" para si? 


Se você respondeu sim para mais de duas perguntas, preste bem atenção nas suas atitudes e procure um psicológo e um nutricionista.
A ortorexia é uma fixação por alimentar-se saudável, considera muitos alimentos "impuros" como aqueles que contêm corantes, conservantes, gorduras trans e etc. 
Essa "nóia" pode causar problemas para a pessoa, corre sérios riscos de apresentar deficiência de algum nutriente essencial ao organismo.
Quero que fique claro que a ortorexia não é uma busca de emagrecimento, é uma preocupação com a saúde, com alimentos saudáveis em excesso. 
Fiquem de olho...o negócio é serio galera!



2 comentários:

Nat disse...

Realmente esse assunto é sério e existe pouco conhecimento geral sobre ele! Adorei o postttt e amei o blogg também já estou seguindo!!!
Obrigadaaa!! Beijosss

teresa (tppc) disse...

Ola, acho seu blogue muito interessante. Este assunto é de facto pouco conhecido.
Quero também agradecer para sua mãe e para si, terem gostado do meu blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...