segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diet X Light X Zero


Qual a diferença entre eles?
Qual a melhor escolha para minha dieta?
Vou agora discorrer sobre cada um deles para que fique melhor esclarecido suas diferenças para todos nós!

DIET

O alimento Diet é preparado para atender dietas com necessidades especiais e que exijam restrição de algum nutriente, como açúcar, gordura, carboidrato, sódio, glúten, proteína, sal, entre outros. Para um produto ser considerado Diet, deve ser retirado 100% de pelo menos um deles fazendo assim a diferença para um produto convencional.

Esses alimentos são indicados para quem tem restrições alimentares as determinadas substâncias, não necessariamente ao açúcar (muitos acham que alimentos diet são apenas para quem é diabético e é isento apenas de açúcar). Como a maioria dos alimentos diet disponíveis no mercado, por ser voltados aos diabéticos, são isentos de açúcar ou possui açúcares de absorção lenta, embora possam conter gordura. Isso significa que não há redução de calorias, por isso não são produtos indicados para quem deseja reduzir o peso.

Como foi falado acima, os alimentos diet, não são apenas para os diabéticos, mas também para os hipertensos, alérgicos à glúten, restrição à gordura (controle do colesterol), e por aí vai.

LIGHT


Para um alimento ser considerado light, deve vir com pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes em sua composição convencional.


Em sua maioria, são usados para dietas de controle de peso e para quem deseja uma alimentação mais saudável.


Isso faz com que os alimentos light tenham menor valor energético, mas não quer dizer que eles não tenham em sua composição as substâncias super-calóricas (porém reduzidas). São, principalmente, indicados para dietas em que precise haver restrição de calorias.


Nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena e torna-se irrisória em comparação com o convencional.

Ao contrário do que muitos pensam, o alimento light não tem redução apenas de calorias, gorduras e açúcares, ele vem também, em algumas opções, com redução de sal, carboidrato, sódio, glúten, proteína, etc.


ZERO


Assim como o alimento Diet, possui a exclusão total de algum componente, e pode ser Zero Açúcar, Zero Gordura, Zero Sódio, entre outros, porém diferem destes alimentos por terem redução de quilocalorias.


O que é: esse termo foi lançado nos refrigerantes e significa que o produto tem como característica mais comum, a ausência de açucar. São usados ingredientes modernos que tentam aproximar ao máximo do sabor da versão original.

Por causa de alguns refrigerantes que levam essa nomenclatura, é que conhecemos mais os produtos zero por terem ausência de açúcar e/ou calorias, mas existem também no mercado os alimentos com zero gordura (os mais vistos são os 0% de gordura trans), zero glúten e por aí vai.



Agora que sabemos um pouco mais das diferenças e semelhanças entre cada um deles, não vamos mais comprar apenas pelo nome Light, Diet ou Zero e sim observando sua composição de nutrientes (todos os rótulos de produtos possuem), e cuidado também ao verificar a tabela, porque nem sempre ela vem informando a quantidade da embalagem e sim de apenas porções pequenas.

E saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!!! 

2 comentários:

Andrea Reges disse...

PRA DIETA,SABER DESSAS DIFERENÇAS É MUITO IMPORTANTE,EU ATÉ HÁ UM TEMPO ATRÁS TB NÃO SABIA DAS DIFERENÇAS E ACHAVA Q TUDO DAVA NA MESMO.
MUITO BOM SEU POST,PARABÉNS!!

Unknown disse...

Tem que ter muito cuidado mesmo ao ler os rotulos. Muitas vezes eh so jogada de marketing por tras dos diet, light e zero...A bomba de substancias artificiais que eles colocam pra manter o "sabor" eh muito mais prejudicial a saude.
O ideal eh optar por alimentos "inteiros", naturais com o minimo de intervencao humana pra obter o maximo de nutrientes. Maaaas como somos simples mortais e nao vivemos em uma bolha hehehe ainda apelo pra alguns light. Estou aos poucos acostumando o paladar com os inteiros novamente mas em porcao moderada.
Bju, otimo post! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...